Sobre Juliano Lima Sobre Juliano Lima
Emergencista & Especialista em POCUS. Emergencista & Especialista em POCUS.
QUEM É JULIANO LIMA?
Pai do Noah e Marido da Thiêssa tenho um Propósito muito claro de Mudar o Paradigma de Salvar Vidas dentro de uma sala de emergência e mais do que isso: Ensinar outros colegas a seguirem o mesmo caminho, fornecendo ao paciente o que ele precisa QUANDO ele mais precisa, Um diagnóstico Acurado e uma conduta que mude desfechos, alivie sofrimento e salve vidas.
Olá, meu nome é Juliano e eu sou apaixonado por…. “salvar vidas”
Quando falo de salvar vidas me refiro não ao ato de examinar um paciente, prescrever uma terapia, torcer os de- dos e aguardar o resultado para ver no que vai dar.
Quando falo em salvar vidas, falo de fazer isso de forma proativa numa situação que é tempo dependente: a realização acurada de diagnósticos e a tomada de conduta segura para meu paciente do consultório à sala de emergência.
Formado em Medicina na Universidade Federal de Pelotas em 2006, encarei quase que instintivamente plantões em pronto-atendimentos e ambulâncias e nesse caminho fui me deparando com nossas limitações técnicas no cumprimento da minha missão de salvar vidas.
Em 2011, com 35 anos entrei para a residência de Medicina de Emergência do Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre, quando logo de cara me foi entregue o aparelho de Ultrassonografia, mesmo sem um “treinamento” adequado (que viria logo depois).
A partir desta época, de minha vida houve um aumento progressivo no número de casos atendidos por mim, cujo diagnóstico era construído usando a ultrassonografia point-of-care ou pocus. Ganhei confiança, acertei e errei inúmeras vezes, mas uma certeza era gradativamente consolidada: havia uma medicina que era realizada de forma tradicional (anamnese, exame físico e propedêuticas tradicionais) cheia de dúvidas, angústias e incertezas, e uma medicina que quebrava, diariamente em meus plantões, todos os limites e paradigmas conhecidos, permitindo ver coisas que não eram vistas antes.
Esta medicina era realizada com uso da ferramenta POCUS.